domingo, 5 de outubro de 2014

Resenha de O guardião de Nicholas Sparks



Sinopse: Seu grande amor pode estar mais perto do que você imagina! Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como uma rainha. Julie está animada como havia muito tempo não se sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela.




A narrativa de O guardião nas primeiras páginas é bem sem graça. Tanto que comecei ler umas duas vezes e parei pois não conseguia me prender a história, mas lá pelo capítulo 10 a história começa a ser muito interessante e te prende de uma maneira inacreditável. Li o livro em 2 dias e enquanto não terminei, não desgrudava.
O livro começa contando a história de Julie, quando ela ganha seu dinamarquês no natal após perder Jim. Jim morreu após ter um tumor cerebral e não resistir. O cão foi deixado por Jim para alegrar Julie e a cuidar. Na carta desejava que Julie encontra-se outro amor. Quatro anos se passam e Julie começa a sair novamente com homens, até encontrar Richard, um cara perfeito. Julie sempre teve um amigo que era muito mais que isso, era um admirador. Mike estava sempre ali, tentando ajudar ela.
Mike nunca teve coragem de admitir seus sentimentos a Julie e quando ela começa a sair com Richard, ele enlouquece.  Após algumas saídas com Richard, Julie começa a pensar que não sente atração por ele e começa a pensar em Mike. Julie então começa a sair com Mike e descobre seus sentimentos por ele, e aí que o livro fica interessante.
Richard se revela um psicopata. Começa a perseguir Julie de uma maneira enlouquecedora e Mike tenta protege-la de toda maneira. Richard começa a ligar para Julie e não falar nada, fotografa-la em todos os momentos e o pior, começa a confundir Julie com Jessica, sua ex mulher.
O que mais gostei no livro foi Singer, o cão desengonçado de Julie. Ele virou um enorme cão, carinhoso e muito cuidadoso. Tanto que protege Julie até no último instante.
A trama se desenvolve de uma maneira muito rápida, tudo passa em questões de dias. E o final te deixa boquiaberto. Só vou revelar que alguém morre, mas acho que isso todo mundo sabe, porque o Nicholas sempre mata alguém.

Pra quem gostou de Um porto seguro, vai gostar muito de O guardião. São histórias parecidas e tenho gostado muito dessa nova maneira de narrar do Nicholas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário