segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resenha: Esposa 22



 Título do livro: Esposa 22
 Autor(a): Melanie Gideon
 Editora: Intrínseca
 Número de páginas: 396
 Sinopse: "Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo as perguntas enviadas por um anônimo e carismático pesquisador; Alice tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento. Protegidos pelos pseudônimos Esposa 22 e Pesquisador 101, Alice e o condutor da pesquisa trocam diversas mensagens que acabam tomando um rumo cada vez mais intimo. Numa trama que se desenvolve através das respostas ao questionário, e-mails, postagens no Facebook e mensagens de texto, assim como por meio de diálogos estruturais como cenas de teatro (ainda que sua única peça tenha sido um fracasso, Alice continua tendo a alma de uma dramaturga), Esposa 22 faz um retrato honesto e divertido de uma mulher dividida entre seus desejos e responsabilidades e as aventuras permitidas pelo anonimato da comunicação digital."

 Classificação: 




Não conhecia Melanie até agora, mas a capa de Esposa 22 me despertou interesse pela leitura da história. Em mais uma das promoções da submarino, resolvi comprá-lo, e foi uma ótima escolha. 
Eu já achei interessante logo de inicio, porque a autora relata exatamente o mundo em que estamos vivendo atualmente, e Alice, a personagem principal, sente uma gana por postar todos os detalhes da sua vida no facebook. A história se passa grande parte na vida virtual, pois são relatadas conversas por e-mail, e bate papo. 

Alice está entediada com a atual fase do seu casamento, e também preocupada por estar prestes a completar 45 anos, a idade em que sua mãe faleceu. Alice é uma personagem divertida, engraçada, e apaixonada por sua familia e amigos, ela tem uma visão clara do mundo e um imenso coração, incapaz de fazer mal a alguém. 
William é um muito misterioso, é dificil desvendar os sentimentos e pensamentos dele, os filhos do casal são incrivelmente divertidos e engraçados, tanto quanto a mãe. 
Alice decide entrar em um programa de questões sobre o casamento perfeito, e é nesse programa que ela recebe o codinome de Esposa 22 e começa uma relação de amizade com o Pesquisador 101, o problema foi que a relação dos dois foi tomando rumos diferentes, e trazendo muitas duvidas a Alice sobre seu futuro. 
Confesso que não fazia absolutamente nenhuma ideia do que aconteceria no final, mas a autora acabou largando um spoiler mais ou menos na metade do livro, e isso acabou sendo um pouco decepcionante. 
O defeito do livro foram os errinhos gramaticais que encontrei, mas a história em si foi muito divertida, apesar de alguns momentos desnecessários que acabaram servindo apenas para cansar um pouco. Melanie nos faz apegar-se ao livro pelo fato de ser uma leitura leve e divertida e com a linguagem atual da nossa vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário