terça-feira, 14 de abril de 2015

[Resenha] Apenas um dia




Título do livro: Apenas um dia
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 378
Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, em uma viagem de formatura para a Europa, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas irão transformar a sua vida. Apenas um dia fala de amor, mágoa, identidade e sobre os "acidentes" provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos. 


Classificação:

Eu comecei amando o livro por ele citar muito Shakespeare e suas obras. Allyson no inicio do livro era uma pessoa muito organizada, jamais faria algo que fosse contra as regras impostas pela sociedade.
Ao longo do livro é possível se encantar pelo casal protagonista, e também pela cidade de Paris, que é onde a narração acontece. "Allyson" ou Lulu, decide achar uma nova maneira de viver, arriscar e se aventurar, a personagem venceu suas próprias barreiras atrás de um mundo em que ela se encaixasse, mesmo temendo o que pudesse acontecer por conta dessa decisão. 
Lulu se descobre durante essa viagem a Paris, começa a olhar ela mesma de uma maneira diferente, amadurece com as novas experiências. 
Em todos os momentos, eu me vi passando pelas mesmas dificuldades de Allyson, tendo as mesmas preocupações e medos, e acredito que isso tenha sido fundamental para a intensidade que a obra me tocou. 
É de se julgar as atitudes da protagonista, pois o quão normal é largar tudo e viajar para um lugar completamente diferente com uma pessoa totalmente desconhecida? 

A paixão retratada na história é de imenso romantismo, descrevendo momentos e lugares. Juntamente com Willem, Allyson passa por diversas aventuras, entre elas algumas perigosas, mas sempre com muita apreensão e desejo por algo que não tinha certeza em ser correspondida.

Como previsto, Allyson e Willem se envolvem, em algumas horas muito bem descritas pela autora, mas nos deixa angustiados durante o momento que vem após esse momento juntos. Willem some, sem ao menos deixar algo que evidencie o motivo de não haver despedida. 

A segunda parte do livro nos mostra a angustia de Allyson por querer notícias de Willem e não obter, e isso confesso que achei um pouco cansativo. A partir dai, a protagonista se depara com muitos conflitos com os familiares, sem conseguir demonstrar para a própria familia seus sentimentos, principalmente em relação a futura profissão.

Após alguns fatos, Allyson começa a ver o mundo de uma maneira diferente, muda a personalidade repentinamente e demonstra seus ideais. 

O final do livro é DESESPERADOR, não existe outra palavra para descrever. Gayle conseguiu me deixar desesperada quando terminei de ler Se eu ficar, e dessa vez não foi diferente. 

Apesar da narrativa cansativa em determinados momentos, consegui vencer e terminar a leitura, que com certeza valeu muito a pena, e me fez admirar ainda mais a autora, que está ganhando espaço cada vez mais com suas história no nosso mundo da literatura. 

Parabenizo a Gayle por mais uma história que prende o leitor, e não vejo a hora de poder saber o que aconteceu com Allyson e Willem, e posso acreditar que ainda terá muitas surpresas. 

2 comentários:

  1. Gostei, não conhecia mas parece ser bem interessante de ler! Te convido a conhecer o meu blog. E se gostar e seguir me dando uma forcinha, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Bia! Obrigada pelo carinho e por acompanhar nosso blog. Beijos, volte sempre!

      Excluir